Para se reconectar e descobrir seu propósito

Quem conhece O Pequeno Príncipe deve se lembrar do desenho da jiboia aberta ou fechada que digeria um elefante, mas que os adultos não conseguem compreender. “Porque um chapéu daria medo?”, eles perguntam. E diante disso, a gente arrisca dizer que se trata de uma história baseada em fatos reais, porque nós, adultos, não conseguimos mesmo compreender muitas coisas.

pequeno príncipe desenho cobra fechada chapéu

Já as crianças olham o mundo atentas, desbravam o desconhecido e simplesmente sendo – ainda sem barreiras, sem certo ou errado -, são sábias por viverem em essência. O tempo passa, a gente cresce, mas algo aqui dentro parece diminuir. Somos diariamente cobrados – e nos cobramos -, para alcançar o que grande parte da sociedade entende como sucesso. Uma interminável lista que carrega valores de ter, ao ser, e costuma deixar de lado o que verdadeiramente inspira cada um de nós.

E assim,

As pessoas grandes aconselharam-me deixar de lado os desenhos de jiboias abertas ou fechadas, e dedicar-me de preferência à geografia, à história, ao cálculo, à gramática. E abandonei, aos seis anos, uma esplêndida carreira de pintor. Eu fora desencorajado pelo insucesso do meu desenho número 1 e do meu desenho número 2. As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando.

pequeno príncipe cobra aberta

Por isso, é preciso se reconectar com a essência para descobrir um propósito maior na vida. Não esquente a cabeça tentando encontrar a resposta intelectualmente. Isso só irá trazer ansiedade. Ela está no sentir. Siga seu coração e o fluxo, porque “onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação”, disse Aristóteles, e faz muito sentido para nós. Você vai descobrir a sua!

E para ajudar nessa caminhada, listamos algumas dicas e exercícios:

1. Feche os olhos e respire
O silêncio fala alto e diminui os ruídos dentro de você, onde moram todas as respostas. Experimente reservar alguns minutos para meditar, sem pressão. Porque meditar não é se concentrar e não pensar nada, mas deixar seus sentimentos e pensamentos livres para que da mesma forma que chegaram, possam ir. Apenas observe cada um deles.

2. Recordar o ser
Crie uma lista com todas as coisas que você gostava quando criança. Desde a cor preferida, um brinquedo especial, o melhor amigo, até hábitos e pensamentos. Lembranças da infância podem te levar aos seus mais puros desejos.

3. Reflita
Se perguntar sobre seus desejos e habilidades é essencial para essa descoberta. E se puder, anote. É um exercício de autoconhecimento, que você pode começar por questões como essas: o que ama fazer; quais as suas competências; quais suas inquietações do mundo. As respostas podem te levar à pontos em comum. 😉

4. Vivendo e aprendendo
Invista em experiências de transformação como o Despertar, que nasceu com o propósito de ajudar as pessoas a encontrarem o seu através de uma vivência colaborativa que expande a consciência para outros aspectos essenciais da vida. E o LAB Empreendendo com Propósito, que também parte do ser, mas se direciona para proporcionar experiências de conexão com a nova economia e gerar mudanças na vida de empreendedores, rede de stakeholders e o planeta como um todo. Os dois serão realizados neste mês! Clique aqui e aqui para saber mais.

A sua essência é quem você é. Redescobri-la é como um retorno para casa. E o seu propósito, um convite para o mundo entrar. ♥

Fotos: Marcelo Moraes

3 thoughts on “Para se reconectar e descobrir seu propósito”

  1. Ainda não li o texto todo, mas, nunca consegui ver um chapéu na primeira imagem. 😀 De verdade, acho que sou criança “veia”. Adoro o Pequeno Principe! ❤

  2. Interessante a vivência indicada no texto.
    Descobri o meu propósito desde muito jovem.
    Na adolescência já sabia bem quais eram -ou melhor quais são – as minhas habilidades vocacionais.
    Infelizmente, a sociedade atual fomenta a cultura dos modelos prontos e da intolerância. Nesta há uma supervalorização de coisas supérfluas. Fazendo assim com que, muitas vezes, nos desvalorizemos uns aos outros, através de julgamentos equivocados , sem conhecer o que cada indivíduo tem de melhor.

    Sucesso a Euzaria!
    ♡> $

Comments are closed.