Sustentabilidade com IAÔ Design em Resíduo Plástico

A noite de quarta-feira se voltou para sustentabilidade! A Fábrica Cultural, com patrocínio da Brasken e Governo da Bahia, apresentou as duas primeiras coleções da IAÔ Design em Resíduo Plástico, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, no Salvador Shopping. Onde Luciana Galeão e Márcia Ganem contaram sobre as coleções que assinaram, o trabalho que vem se desenvolvendo e os impactos gerados através dele.

iao

IAÔ Design é um projeto que está inserido na nova economia, e tem como propósito resignificar materiais em desuso por enxergar o design sustentável como meio de renovar práticas e construir um cenário de inclusão social que tem a sustentabilidade como o valor pertencente a todos, indo além de aspectos ambientais. Mas que se estende ao processo como sustentação dos grupos produtivos e a conservação da cultura artesanal.

iao-design

O material em foco para a produção dessas coleções é a lona de propaganda, também usada nas nossas eco mochilas criadas para doação, levando o processo à uma economia reversa ao transformar a “arte” do designer gráfico/publicitário em outra, através de um novo olhar e recortes.

Luciana Galeão apresentou a coleção África Gráfica, que respeita a diversidade do material e abraça uma cartela de cores descombinada, mas se utiliza de formas geométricas, como os quadrados, para criar uma identidade entre as bolsas, sapatos, almofadas, etc. Além de incluir quatro técnicas artesanais (macramê, costura, cestaria e tecelagem) com o objetivo de agregar valor ao produto e envolver mais pessoas no processo, considerando as habilidades das mulheres dos grupos produtivos.

africa-grafica-luciana-galerao-iaobolsa-africa-grafica-luciana-galeao-2 bolsa-africa-grafica-luciana-galeao
O mais encantador, e que revela um verdadeiro cuidado desde à criação até a peça final, é que sua produção gera 0% de resíduo! Porque até mesmo a linha que sobra do tear é reaproveitada. E todo esse processo contou com o auxílio de 15 tecelãs da Coopertêxtil, que há 13 anos une e capacita mulheres, e recebeu o convite de Luciana em um momento ímpar dessa história, de renovação e possibilidade de gerar renda para todas as famílias envolvidas. E abriu aproveitou o potencial para além de peças utilitárias, seguindo para as de moda e decoração.

Com Nyala (que através da Mimo Arquitetura reutiliza materiais e montou os espaços Euzaria) e Luciana Galeão.

E por falar em decoração, Márcia Ganem apresentou a coleção MOB, de peças de mobiliário com estruturas de palets e lona, evidenciando o material gráfico como obra de arte, aproveitando as estampas para criar peças exclusivas. Peças que foram norteadas pela criatividade da cultura local, o desafio de criar uma base ecológica, alto padrão de design e alta reprodutividade, a fim de ativar um maior número de núcleos produtivos. Por isso, todos os móveis foram pensados com modelagem essencial, mínimo de costura e a utilização apenas da serra tico tico e parafusadeira.

márcia ganem iaô design

Gostou do projeto? Em breve a IAÔ Design vai abrir uma galeria para comercializar suas peças de design sustentável, que vai além do produto em si. Pode esperar!