Oficinas de arte em Camamu

– Tio me ajuda a fazer um coração? Eu ainda não sei fazer direito!

– Ajudo sim! – Respondi eu cortando um coraçãozinho de revista colorido para ela.

– Obrigada tio, esse coração ficou lindo! Vou colar bem no meio do meu cartaz perto da minha família! – Agradeceu a menina colando o coraçãozinho de papel junto ao desenho que ela fez da família.

Com sorriso tímido e olhar doce, aquela criança atenta, enfeitava seu cartaz, desenhava mais corações, árvores e flores, o que para ela representa o “amor”, tema escolhido para a oficina de lambe-lambe que realizamos na comunidade do Orojó, zona rural do município de Camamu-Ba. A oficina de lambe-lambe levou um dia de arte e ludicidade para as 80 crianças da pequena escola do povoado, que ao final ficaram orgulhosas em ver o resultado do seu trabalho, afixadas na entrada da escola.

A oficina foi possível graças à parceria da Euzaria com o GAPA-Ba (Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS da Bahia) uma ONG de Salvador que desenvolve há 3 anos um projeto de promoção dos Direitos Humanos na região de Camamu.

Além da oficina com as crianças também realizamos uma atividade com as mulheres da comunidade sobre enfrentamento à violência contra a mulher. E esse momento foi muito importante para fortalecer a ação das mulheres na comunidade e a parceria com a Euzaria só enriqueceu!

Eu amei apoiar a atividade com as crianças e mulheres, e pra nós do GAPA-Ba, esta parceria só está começando!

Juca Santos – Equipe técnica do GAPA-BA