Dia da Mulher na CAASAH

A nossa tarde não pode ser definida como “especial”, porque a palavra não traduz com precisão o sentimento gerado pela nossa 2ª ação do Dia da Mulher. Visitamos a CAASAH, instituição que assiste pacientes soropositivos em situação de vulnerabilidade social.

Depois de falar sobre empatia, ou a capacidade de se conectar profundamente com o sentimento do outro sem necessariamente viver a mesma situação, a integração com o grupo teve continuidade com uma meditação guiada, uma ferramenta de conexão com o Eu e com o momento presente. 15min de relaxamento tanto para as homenageadas do dia quanto para os rapazes. Olhos fechados e consciência do corpo, da alma e do mundo. E o impacto dessa dinâmica foi evidente para todos.

Em seguida, em uma roda de mãos dadas, sugerimos uma brincadeira que resgataria a criança interior de cada um naquele circulo, a inocência que nos protege: uma espécie de pega-pega, onde o toque das mãos era substituído por um ABRAÇO apertado, e o objetivo era se conectar com todos da roda.

A sensação de ansiedade e timidez se transformou em um mar de abraços e gargalhadas que talvez nunca tenham sido presenciadas na instituição. No final, a pergunta: “enquanto abraçavam, onde estava a mente de vocês? Estavam preocupados, pensando em algum problema?” E entre sorrisos ouvimos um “não” com muito prazer.

Mais um desafio: repetir a atividade, mas dessa vez dando o melhor de si. “Topam?”, ” SIM!”. E mais uma vez os 20 assistidos encontraram dentro de si um motivo pra sorrir, rir da cara da vida que impõe tantos obstáculos.

Mudar o mundo é fácil. Hoje, apenas com o nosso tempo e amor, mudamos mais de 20. Não existe cura instantânea pra tristeza ou uma fórmula mágica para dar fim ao sofrimento de cada pessoa, mas um dia mais feliz faz tooooooda a diferença.

Sim, a gente doa camisas geradas por vendas. Mas na verdade elas são um belo de um pretexto pra ligar almas e corações que jamais se encontrariam em outra ocasião.

Nossa recompensa? Mais difícil ainda de explicar. Vem com a gente na próxima ação pra viver e sentir. 💞