A mente, mente.

Certa vez, assistindo a uma Live, atividade marcante em muitas pessoas durante essa quarentena, ouvi uma frase: A MENTE, MENTE. E, confesso, fiquei intrigado. Fui buscar leituras em diferentes autores sobre mente, consciência e as informações eram as mesmas. E não é que a nossa mente, mente mesmo? Rs… Segundo Buda, “somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo”. E de fato, o cérebro é mais um órgão em nosso corpo, assim como a boca, o estômago, os olhos…. Somos nós quem o nutrimos, quem o alimentamos, não é verdade?

cer

Por isso, por mais difícil que seja essa nossa fase, que a gente possa buscar maneiras de nutrir nossa mente de boas imagens. A respiração também é uma grande responsável, pois é ela quem leva oxigênio e faz nosso cérebro estar em harmonia, em tranquilidade. Então, listei algumas dicas aqui, que eu estou fazendo esses dias e acredito que possa te ajudar também:

  • RESPIRE. Sinta a sua respiração. Feche os olhos, se for mais confortável. Perceba o ar entrando e saindo. Como esse ar se comporta em nosso corpo. É transformador!

200

  • PERCEBA. Observe o ambiente. Mas não de maneira julgadora, ofensiva. Mas celebrando o vento que balança a cortina, o canto dos pássaros, a onda do mar. Ou a cor do abajur, a pintura da sua parede.

tenor

  • AUTOCUIDADO. Cuide de você. Mas calma, não precisa marcar horário no salão nem coisa semelhante, até porque a recomendação é que a gente fique em casa. Mas se cuide! Sinta a sua pele, a cor do cabelo. A sensação ao sair de um banho, de sorrir na frente do espelho, preparar aquela comida gostosa para você, arrumar o seu cantinho…

nazare

  • MEMÓRIAS. Procure relembrar aquelas fotos antigas de momentos felizes que passou ou converse via Live com amigxs sobre esses momentos em que deram risada, aprontaram. Ou releia aquele livro que você adorou, mas pelo fato de já ter lido, não o buscou mais. Ou ouça aquela música que foi marcante em situações de bastante felicidade, datas importantes e especiais para você.

anive

  • GUARDE. Agora reserve um tempinho para guardar na mente ou em um diário (como é o meu caso) tudo o que lhe aconteceu hoje. O que sentiu. Como foi a experiência!

diario

Enfim, essas são algumas formas de dizer para nossa mente que a gente só quer pensar em coisas boas e que estamos buscando a paz. Como diria nosso grande Buda novamente “Preocupações não nos tiram os problemas de amanhã, elas tiram-nos a paz de hoje”. Vamos juntxs?

Escrito por: João Pimenta, Gestor de Sentimentos da Euzaria.