Como você está? Precisamos falar sobre isso! #SetembroAmarelo

Você já deve conhecer o Outubro Rosa, o Novembro Azul, e o Setembro Amarelo? Essa campanha surgiu em 2014 e assim como as outras cores e meses chegaram para alertar sobre um assunto de extrema importância, nesse caso, conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio. Um problema de saúde pública que muita gente passa em silêncio.

Dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, por isso a escolha de setembro para as principais atividades dessa campanha, mas as ações acontecem durante todo ano, em parceria com entidades como a CVV (Centro de Valorização da Vida), que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962. 

setembro amarelo suicídio

Mas só com a ajuda de todos nós, o número de vítimas, que hoje é de pelo menos 32 pessoas por dia no Brasil e uma a cada 40 segundos no mundo, pode diminuir. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 9 entre 10 casos podem ser evitados.

Mas, como podemos ajudar?

O primeiro passo é olhar com empatia para entender que a dor de cada pessoa é particular e ninguém tem o direito de julgar ou diminuir. Que esse impulso pode surgir por diversos motivos, mas seja qual for, a prevenção começa com o amor e a educação: é preciso deixar o medo de lado pra falar sobre o assunto. Por isso, abra o coração e ouvidos para escutar quem precisa. Perguntar como a outra pessoa está pode mudar tudo!

falando sobre suicídio

Dá pra imaginar que cerca de 17% de brasileiros já passaram por esse momento? E o que leva uma pessoa a pensar em suicídio não é intenção de dar fim à vida, mas fim ao sofrimento, ansiedade, solidão, que ganham uma proporção tão grande que parece maior que sua própria existência.

E nós, que somos à favor da valorização da vida, abraçamos essa campanha! E você? Vista a camisa, compartilhe sobre o assunto em suas redes sociais… Tem gente precisando da sua ajuda também. #SetembroAmarelo