Um olhar além do ter

A nossa equipe é formada por amadores! Pessoas que sabem o valor de serem eternos aprendizes, e que amam sem medida! Um deles é Marcelo Moraes, também nosso fotógrafo oficial, que todos os dias muda o mundo com o seu olhar, e muda olhares com seu mundo. E hoje, vai compartilhar com a gente, um pouco sobre a sua visão da fotografia a partir do ser e sentir.

celo

Como você começou a se interessar por fotografia?
Sempre fui um admirador de imagens, paisagens, cinema. Assisto todos os gêneros, de drama à terror, passando por documentários. E acredito que esse conjunto de interesses já eram indício dessa paixão pela fotografia, onde encontrei a minha forma de me expressar, de colocar minhas ideias em algo, e que todo dia me faz querer olhar pro mundo de uma nova forma. O mundo sempre despertou em mim muita curiosidade, e poder registrar meu sentir sobre ele, é uma dádiva.

FOTO MARCELO MORAES PAISAGEM

E assim como todo propósito parte da essência, o de Celo surgiu quando começou a seguir o que despertava nele a vontade de ir além, e com base nesse sentimento, deu alguns conselhos pra quem também ama fotografia e quer começar:

O primeiro deles é sobre o Guia Completo de Fotografia da National Geographic. “Muito bom para construir uma base. Algumas dicas sobre impressão já estão ultrapassadas, mas as relacionadas à técnicas são incríveis e vão ajudar muito no início dessa jornada.”

guia básico fotografia iniciantes

E continuou…

dicas-fotografia-amador

Por falar em equipamento…

Qual a câmera que você usa atualmente, e sua lente favorita?
Hoje eu uso uma Canon T5, mas como disse, comecei a fotografar com meu celular mesmo. Quanto à lente, tenho curtido muito a 50 mm. Por ter um efeito de desfoque maior, ela resulta em fotografias lindas e bastante poéticas se pensadas com carinho, já que seu ângulo de visão é menor e isso pede que você componha mais a foto. #ficaadica

FOTO MARCELOS MORAES ALÉM DO TER FORMIGA

E sobre os fotógrafos que tem como ícones, a lista é grande! Entre eles estão Henrique Alcântara, Pierre Verger, Cartier Bresson, Steven McCurry, Andre Pilli e Emmanuel Lubezki, diretor de fotografia do filme “O Regresso”. Mas um que sempre o encantou foi Sebastião Salgado, brasileiro com reconhecimento mundial, bastante conhecido por fotografar a realidade, o ser humano puro, ao natural.

Sendo assim, não faltou entre as referências preferidas de Marcelo uma produção muito relevante com Sebastião Salgado pra quem quer entender mais sobre a vida de um fotógrafo: o documentário “Sal da Terra”, que você pode ver aqui, agora:

Além dos filmes O Regresso (2015), produção recente que ganhou Oscar de melhor direção de fotografia, e Memento/Amnesia (2000) de Christopher Nolan, que traz um roteiro interessante e faz conversar muito bem a fotografia com o peso da história. Vale a pena assistir!

E pra fechar esse Bate-Papo Amador, hoje aqui no blog, a gente não podia deixar de perguntar sobre seus sonhos e como deu nome ao projeto fotográfico, que aos poucos vem tomando forma:

Qual seu sonho na fotografia?
Assim como a fotografia chegou em minha vida, como uma grande forma de expressão, quero poder inspirar o próximo a se expressar, sentir e enxergar o mundo com mais leveza, como uma ferramenta de amor. Uma área que gosto muito é o audiovisual, em específico o cinema, e adoraria um dia poder ser diretor de fotografia de um filme, e também, lecionar sobre fotografia e repassar o conceito que acredito.

Por que o nome @alémdoter para o seu perfil no Instagram?
Apesar de ser um nome um tanto poético, não foi pensado. Mas da mesma forma que sugere uma conexão com a essência, no momento em que precisei escolher um nome para divulgar minhas fotos em uma exposição, ele veio do coração à mente: Além do Ter. E se não fosse esse, não seria nenhum outro! O @alémdoter é uma expressão do ser, de quem eu sou.

PS.: Neste momento, Celo está fotografando a campanha da nossa nova coleção, Sentires. E agora, você já conhece quem está por trás das fotos que aparecem, com carinho, todo dia na sua timeline. ♥